domingo, 31 de março de 2013

Mais um fim de semana que chega ao fim, e a Páscoa também, só a chuva e o mau tempo é que vieram para ficar. A crise também se está a notar no tempo. Bem, tenho em casa ovos, amêndoas, bolos e bolinhos e uma bola de carne feita por mim. A balança é que irá reclamar nos próximos dias.
 
Como a última vez que aqui vim, foi no dia 28, para desejar uma Páscoa Feliz, passarei agora, a dizer os pratos que confeccionei nestes útimos dias.
 
Quinta-Feira:
 
Hamburgers á minha maneira
 
Comprei no talho um pouco de carne de vaca, de porco,  juntei meio chouriço e que piquei tudo em casa. Numa tigela, misturei as carnes já picadas, temperei com sal, pimenta, alho em pó, e gengibre em pó, acrescentei um ovo grande, pão ralado a olho dependente da humidade que a carne tiver e salsa picada. Fiz bolinhas, achatei-as de modo a ficarem com o tamanho pretendido. Fritei-as e com o molho feito da gordura de as fritar, juntei um pouco de leite de modo a retirar todo os bocadinhos que ficaram agarrados, na frigideira, de modo a limpá-la, passando assim o sabor, para o respectivo molho. Numa travessa de pirex coloquei os hamburgers e por cima de cada um deles, dispus uma fatia de queijo. Verti o molho ainda quente sobre os hamburgers e o queijo. Enquanto fazia os hamburgers, fiz as batatas fritas na actifry, não leva sal no final, ao mesmo tempo fritei 5 ovos, colocando por cima de cada gema pimenta moída, alho em pó e um pouco, mas mesmo muito pouco  de pimentão doce (só para dar cor), e salsa picada, não costumo colocar sal. Reservei-os, tal como fiz com os hamburgers, coloquei dentro do microondas para se manterem quentes. Entretranto já tinha lá dentro uma taça de pirex, com arroz feito no próprio microondas, é rápido e fica sequinho e muito bonito. Ralei 2 cenouras para acompanhar. Empratei do seguinte modo:
 
Um hamburger (no caso dos homens de cá de casa foram dois), um ovo por cima do queijo, um bocado de cenoura ralada, arroz e as batatas, reguei com o molho.
 
 
Sexta-Feira, como era dia de se comer peixe, aproveitei que na peixaria o pargo estava com um preço muito em conta, e fiz então:
 
Pargo mulato no forno
 
Lavei o pargo e escorri-o. Numa forma de inox grande, forrei o fundo com rodelas de duas cebolas, 4 dentes de alho, e duas folhas de louro. Temperei, com meio copo de vinho branco, e meio copo de caldo de peixe, sal (pouco) e pimenta moída no momento. Mexi e voltei a fazer uma cama com a cebola. Cortei um chouriço ao meio, e retirei a pele, com uma das metades, voltei a cortar ao meio no sentido do comprimento, ficando assim com duas novas metades. Numa metade voltei a cortar em quatro também no sentido do comprimento, ficando assim com 4 palitos de chouriço. Com a outra metade cortei só em duas partes, também, no sentido do comprimento. Reservei. Peguei no pargo e já tendo dois cortes de cada lado, passei-o com sal (pouco também). Num dos lados, coloquei em cada corte um palito de chouriço, e um quarto de dente de alho, coloquei-o na forma, e por cima repeti o mesmo, só que acrescentei, um ramo de salsa ao longo do pargo e duas fatias de limão, que fora préviamente, espemido por cima do peixe. Por dentro, na barriga do peixe, coloquei um raminho de coentros duas metades de alho, uma rodela de limão e as duas metades de chouriço que faltava. Reguei-o com um pouco de azeite. Juntei batatas cortadas aos quartos previamente temperadas com sal e levei ao forno.
 
No sábado, comemos pizza, só que desta vez fiz das de compra. Não foi preguiça, simplesmente, fiquei a ver televisão, porque a minha filha, tinha ido assistir a um programa de televisão em directo. E como mãe babada que sou ....... está explicado.
 
Domingo de Páscoa, e como é tradição, comemos cabrito assado. Coloquei-o a marinar um dia antes no frigorifico, e foi a assar em forno lento por cerca de 3 a 4 H, dando no final um puxão com o forno quente e deixando-o a descansar, com  o forno já desligado, até servir. Acompanhei com as tradicionais batatinhas assadas, o arroz no forno e bróculos cozidos. Foram só elogios de todos os da familia.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário