sábado, 9 de março de 2013

É fim de semana

Finalmente é fim de semana. Após mais uma semana de correrias como todas as outras, entre o preparar o lanche da manhã e o da tarde e acondicionar o almoço para o meu filho levar para a faculdade, levá-lo ao transporte, voltar, acordar a mais nova, preparar o lanchinho, levá-la á escola, voltar a casa, acordar por vezes a mais velha para ir para a faculdade, e depois a manhã de trabalho pela frente...... entre tudo o mais e ir buscar a pequena á escola, preparar o almoço, levar ao transporte algum dos meus filhos (consoante os horários escolares deles) e depois ir novamente buscá-los, entre banhos e fazer o jantar, nem se dá pelo dia a passar. Só já á noitinha, quando consigo sentar-me e respirar com calma, é que finalmente "embrulho-me" nos meus livros de receitas.

Hoje, Sábado decidi inventar o jantar, com ingredinetes simples e ao alcance de qualquer um, não foi dificil e foi de baixo custo, pois a maior parte dos ingredientes tenho-os na minha despensa.

Todas as receitas apresentadas por mim, são para cinco pessoas.

Puré de batata com asinhas de frango ao mel e mostarda.

Comecei por pôr batatas a cozer, com 2 dentes de alho e  temperadas com sal. Depois de cozidas, escorri-as e com o esmagador reduzi-as a puré, Passei um fio de azeite, noz moscada raspada no momento, pimenta e rectifiquei o sal. Volta ao fogão a lume brando, e vou deitando leite a fio, para não ficar muito liquido. Desligo o lume para o puré descansar . Finalizo-o  deitando uma colher de sopa de maionese para dar mais suavidade.

Esta semana quando fui ás compras, decidi comprar uma embalagem grande de asinhas de frango, provávelmente para fritar. Mas não foi esse o destino delas:

Começo por fazer o refogado composto pela habitual cebola, alho e louro. De seguida coloquei 1 c. de chá de açafrão, acrescentei uma mistura de temperos feita por mim, e que utilizo durante o mês, pois faço em pouca quantidade para estar sempre fresca. Esta mistura consiste em alho em pó, gengibre em pó, cominhos, noz moscada, pimenta de vários grãos, coentros, salsa e louro secos e picados. Geralmente vou acrescentando mais algum tempero quando a faço, pois ela nunca é certa. Deito as asinhas, e deixo-as fritar cerca de 2 a 3 minutos neste refogado. Verto 1 copo de vinho branco, 1 c. sobremesa de molho inglês, 2 c. sopa de concentrado de tomate, 1 c. sobremesa de molho de soja, 1 c. sopa de mostarda e 2 c. sopa de mel. Mexo e deixo apurar durante alguns minutos de seguida deito 1 copo de água (se vir que tem pouco liquido acrescento mais) e deixo apurar as asinhas em lume brando até ficarem cozidas. Rectifico os temperos vendo se necessita de mais mel, pois pode ficar um pouco ácida. Desligo e acrescento salsa picada no momento de servir e na quantidade a gosto. Serve-se ainda quente.

O molho fica óptimo, um pouco espesso, adoçicado e com uma cor linda entre o laranja e o acastanhado.

Acompanhei com uma salada de tomate.

Todos adoraram, para grande satisfação e vaidade minha. Só tenho pena de não conseguir colocar aqui uma fotografia. Mas prometo que vou aprender a colocar.



,

Sem comentários:

Enviar um comentário