sexta-feira, 15 de março de 2013

Hoje vai ser dia de comer pizza. Mas não vou comprar, irei fazê-la. Uso diversos tipos de receitas para fazer a massa base. Básicamente a maior parte dos ingredientes são iguais. Mas diferem na mesma umas das outras. Desta vez irei fazer uma base de massa extremamente rápida e que utilizo para fazer o pão com chouriço que tanto gostamos cá por casa. Esta receita é bastante fácil e como todas as outras receitas que aqui coloco é saborosa e não é muito dispendiosa.

Massa base para pizza

400g farinha, sal q.b., 1 c. sopa fermento em pó, 1 c. sobremesa açucar, 45 g margarina derretida (pode-se trocar por azeite), 2,5 dl de água.

Numa tigela coloca-se a farinha, o sal, o fermento e o açucar. Mistura-se. Junta-se a margarina, a água e volta-se a misturar até obter uma mistura homógenea (deverá deitar a água  aos poucos e ir amassando, até atingir uma massa húmida e que despegue das mãos e da tigela, caso seja preciso mais água, deita-se mais). Divide-se a massa em 2 partes, e com o rolo estende-se cada uma delas até ao formato pretendido. Esta massa não necessita de levedar.

Recheio

Numa tigela, mistura-se o tomate concentrado com alho em pó, 1 c sob. de açucar para tirar a acidez do tomate, pimenta e sal q.b., e passa-se por cima da pizza. Depois é só colocar os ingredientes que mais gostar. Hoje irei fazer duas bastante simples. Numa, por cima do tomate distribuirei queijo ralado, fiambre ao cubos e rodelas de 1 banana.Finaliza-se com um toque de oregãos.

Na outra, depois do tomate espalhado, e do queijo ralado irei colocar bacon cortado finamente aos quadrados e misturado com cogumelos laminados.Finaliza-se com um toque de oregãos

Vai ao forno a temperatura média, e retira-se quando a massa apresentar uma coloração acastanhada e o queijo derretido. Não se deve deixar ficar por muito tempo, senão a massa fica muito tostada e seca.

Esta semana as minhas pizzas foram feitas simplesmente com ingredientes básicos.

Mais para a frente, irei colocar outras receitas de pizzas que eu faço também. Não só das bases de massa, bem como do preparado para colocar em cima. Existe uma quantidade infindável  de ingredientes que ás vezes nem nos lembramos de colocar.



Sem comentários:

Enviar um comentário