quarta-feira, 27 de março de 2013

Tenho sobras de pão e que já está a ficar meio duro. Como tenho que aproveitá-lo, desta vez optei por usá-lo numa refeição para o jantar, por falar em restos, tenho também umas folhas de couve no frigorifico, que sobraram de um cozido á portuguesa, e que ainda estão verdinhas, mas não posso abusar, tenho que as fazer antes que se estraguem. Como se comeu carne ao almoço, é a vez de ao jantar fazer peixe.
 
Solha frita com açorda de couves
 
Lavei e cozi as couves em água temperada. Escorri e reservei para arrefecer.
 
Tinha uma embalagem de postas de solha congelada e que já se encontra descongelada, passada por água, escorrida e temperada com sal, pimenta e umas gotas de limão. Passei-as pela farinha e depois por ovo salpicado com salsa picada. Entretanto tenho uma frigideira com o óleo já quente, o que fritei as postas e escorri-as. Reservei-as.
 
Num tacho deito água, temperada com sal, azeite, pimenta, gengibre em pó e bastante dentes alhos cortados, leva-se a ferver. Estando a ferver deitei bacon cortado ao pedaçinhos e o pão já préviamente cortado aos pedaços pequenos, deixo amolecer e tornar-se numa papa. Caso necessite de mais água, deita-se rectificando novamente os temperos, não pode ficar aguado. De seguida deita-se as couves escorridas e cortadas finamente. Envolve-se no pão e deixa-se uns minutos ao lume, pois a couve já se encontra cozida. Reserva-se até á hora de servir.
 
Na hora de servir, e numa frigideira grande, com o azeite já quente e alho em pó, vai-se deitando a açorda e deixa-se "fritar" um pouco, coloca-se cerca de 1 c. de sopa de vinagre ou umas gotas de limão, mexe-se sempre para não queimar.Verte-se numa travessa e acompanha-se á volta com a solha frita, rodelas de limão e raminhos pequenos de coentros por cima de cada posta de solha.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário