terça-feira, 2 de abril de 2013

Perdi a cabeça hoje, e o meu corpo é que pagou, porque a está hora já estou a sentir o resultado nas minhas costas. Esta tarde, pensei, inventei .........  e resolvi mudar os móveis (os que se encontram no chão) na minha cozinha. Foi um tirar livros, tirar aparelhos, tirar utensilios, empurrar móveis, experimentar novos sitios para os móveis, não gostei, empurrei novamente e tentei de outra maneira, até que consegui encontrar um ponto de equilibrio na posição dos móveis com a cozinha. Até quando? Até á próxima que me der outra vez na cabeça e mudar tudo novamente. Logo se vê. Depois, foi um corridinho a arrumar aparelhos, livros, utensilios, etc, alguns já com outra disposição noutro sitio. Posto esta bagunçada toda, e com a cozinha devidamente alterada, arrumada e limpa, e com o astral bem alto, decidi lançar-me a cozinhar. Então fui a um dos meus caderninhos de receitas, em que aponto experiências minhas e/ou receitas tiradas de algum sitio e que acho que são boas, encontrei a seguinte receita, já muito antiga, e que fui fazer:
 
Biscoitinhos de queijo e sésamo
 
Juntei cerca de 250g de farinha com cerca de 125g margarina amolecida. Amassei. Juntei 1 c. sobremesa (cheia) de fermento em pó, 70g de queijo ralado, costumo usar queijo da ilha, tem um travo forte, picante que se adequa nesta receita, podendo-se optar por outro de sabor menos intenso, e 2 c. sopa água. Temperei com um pouco de sal, porque o queijo já por si é salgado, e pimenta a gosto. Voltei a amassar tudo muito bem e fiz uma bola. Reservei por cerca de 10 a 15  minutos para firmar a massa. Estendi com o rolo de modo a conseguir uma espessura fina. Com os moldes para bolachas cortei a massa e coloquei-os num tabuleiro forrado a papel vegetal, pincelei com gema de ovo e salpiquei com sementes de sésamo. Com a massa que sobrou e que não dava para fazer bolachinhas, fiz palitinhos e que torci e pincelei com ovo e passei também nas sementes de sésamo. Foram a forno médio, até estarem douradinhos.
 
O meu Simba não saía da cozinha, só com o cheirinho que ficou do queijo no forno. Como já era hora de começar a preparar o jantar, fiz:
 
Carne de vaca estufada:
 
Comprei no talho uma peça de carne para cozer (as que se encontram já prontas a levar, sendo só pesar), fatiei-a para cozer mais depressa e o sabor entranhar-se melhor na carne.
 
Começei com o refogado,  meio copo de vinho branco, tomate pelado em lata que piquei para se desfazer durante a cozedura, 2 copos de água, juntei a carne, depois 1 copo de ervilhas congeladas e 2 cenouras cortadas aos cubos pequenos e 1 lata de 6 salsichas cortadas ás rodelinhas (costumo fazer também e como outra opção cubos de chouriço) e por fim juntei 1 c. de sobremesa de coentros. Foi a estufar em lume brando cerca de 1 hora, ou até o molho reduzir para metade e se tornar num molho espesso e bonito.
 
Acompanhei com arroz seco e solto.
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário